Copywriting: comece a produzir conteúdos com foco em vendas

Hoje vamos falar sobre uma estratégia imprescindível para quem deseja aumentar as vendas. Conheça o Copywriting, veja exemplos e aprenda como criar uma estratégia matadora!

copywriting

O que é copywriting?

Em muitos dos nossos artigos, falamos sobre a importância do marketing de conteúdo para os negócios.

É através dele que as marcas conseguem criar uma identidade online, atrair seu público, convertê-los em leads, vender e também fidelizá-los.

As técnicas de copywriting podem estar presentes em todas essas fases, no entanto, onde mais a usamos é na etapa de vendas. Desse modo, o conceito de copywriting é:

Uma estratégia de escrita que traz como objetivo principal convencer o leitor a realizar uma ação.

Relação do copywriting com o marketing de conteúdo

Como falei antes, o marketing de conteúdo é uma técnica que visa a criar uma relação sólida entre empresas e consumidores, bem como, construir reputações online.

Desse modo, é comum pensar no copy como parte dela, mas com foco exclusivo em vendas. Contudo, o copy também funciona para outros fins.

Por exemplo, o uso dos gatilhos mentais, dentre outras coisas, pode ajudar a aumentar o engajamento em redes sociais ou fazer com que um leitor desperte para seu problema.

Por fim, a relação do copywriting com o marketing de conteúdo é muito próxima. Eu diria que são inseparáveis!

Exemplos de copywriting

O copywriting é algo valioso, mas é necessário muito conhecimento para colocá-lo em prática, inclusive quando queremos aliá-lo a outras táticas como o inbound marketing.

Para te ajudar a entender melhor como funcionam estas ações, separei 3 exemplos de copywriting prontas, e com diferentes abordagens. Confira!

Uber

A empresa precisa sempre desenvolver conteúdos que atraiam dois públicos: motoristas e passageiros. Veja na copy a seguir um exemplo de como fazer isso.

“Nem todos os heróis usam capas. Alguns usam capacetes”

Por outro lado, alguns textos podem ser focados em públicos específicos, por isso, com o slogan “Dirija e ganhe. Cadastre-se”, passa a sensação de segurança e atrai motoristas.

Copywriting simples e direta da Uber
Chamada simples e direta da Uber.

Netflix

A Netflix usa uma abordagem simples e direta, como pede o consumidor online.

Da mesma forma, utiliza gatilhos de autoridade, confiabilidade, e até prova social. Lendo a copy abaixo, temos informações relevantes, segurança e prova. Veja!

“Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias”.

Nike

Outro exemplo simples, mas poderoso é o da Nike. Ele busca encorajar o consumidor enquanto transforma seu produto em um objeto de desejo.

Copywriting da Nike.
“Só é um sonho louco até você conquistá-lo”

Como criar uma estratégia de copywriting?

Escrever bem e usar conteúdo de valor é importante, mas se você pretende transformar seu leitor em cliente, isso não é suficiente.

Para uma estratégia de marketing eficiente, devemos seguir quatro pilares básicos:

  • O conteúdo deve ser atrativo, pois precisamos, em poucos segundos, provar que o mesmo vale à pena;
  • Não importa se é um texto, vídeo, infográfico, etc. o material deve ser inspirador;
  • Um dos objetivos do marketing digital deve ser criar uma relação sólida e de confiança entre empresa e público;
  • Por fim, precisamos criar conteúdos capazes de fazer com que o leitor tome uma decisão;

Além dessas metas, o copywriting entra com outros elementos importantes para gerar bons resultados. Vamos a eles:

Conheça seu público

Mais uma vez bato nessa tecla. Você precisa saber para quem vai criar suas ações e, finalmente, vender. Sendo assim, comece definindo sua persona, uma espécie de protótipo do seu cliente ideal.

O maior benefício disso é que conseguimos criar conteúdos, de fato relevantes e apresentamos soluções acertadas, o que aumenta as chances de vender.

Use linguagem adequada

Definindo sua persona, saberá qual tipo de linguagem usar em sua copy. Por exemplo, se o seu cliente ideal for uma mulher de 40 anos e com mestrado em sua área, cabe uma linguagem mais formal.

Aposte em títulos poderosos

Assim como no SEO, no copywriting, o título do texto é um cartão de visita e diz se o leitor vai acessá-lo ou não. O ideal é criar algo simples, objetivo, mas que cause muito impacto!

Conecte-se com o leitor

Conhecer o público e pesquisar sobre suas dores é essencial, tendo em vista que na hora de escrever, conseguimos nos conectar com o mesmo. Em resumo, ao ler o que você escreveu, sua persona deve sentir que foi feito para ela.

Use verbos de ação

Um gatilho mental valioso no copywriting é o de urgência. Com ele vem a sensação de que: se eu não fizer isso agora, vou perder a oportunidade da minha vida. Também nesse caso, vale muito a pena usar verbos no imperativo em todo o conteúdo, inclusive, no título.

Valide com números de estudos

Uma copy deve passar o máximo de segurança para quem a lê, logo, é necessário usar algumas táticas como a inserção de dados de pesquisas, citações em veículos de comunicação famosos, etc.

Copywriter criando textos
Agora que você tem todas as dicas em mãos, é hora de escolher o seu cantinho e bora escrever!

Espero que este texto lhe tenha sido útil e, se sua empresa precisa de conteúdos que vendem, a Gama pode te ajudar com soluções envolvendo copywriting. Clique aqui e veja todas as nossas ofertas relacionadas a conteúdo. Claro, com destaque para copywriting!

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com