3 formas de gerar leads para empresas B2B

Atrair novos clientes já é um desafio grande, dependendo do setor,  mas quando se trata de negócios que operam no modelo B2B, a geração de leads se torna ainda mais crítica quando você não têm amparos técnicos com estratégias eficazes. 

A dinâmica do marketing B2B exige uma abordagem muito precisa, focada em alcançar os gestores dentro das organizações. 

Para simplificar esse processo e maximizar suas oportunidades, este artigo traz dicas valiosas e práticas sobre como melhorar a captação de contatos qualificados. 

Continue sua leitura para desvendar como essas estratégias podem ser aplicadas para transformar a maneira como sua empresa gera leads B2B.

O que é um lead B2B?

Lead é uma palavra em inglês que o Marketing Digital no Brasil usa bastante, mesmo que sua tradução literal (“protagonista”) não explique bem o que significa. Uma forma mais fácil de entender “lead” é pensar nele como um cliente em potencial!

Agora que você já sabe o que é um lead, um lead B2B é um contato empresarial específico que demonstrou interesse ou tem certo perfil de interesse nos produtos ou serviços de sua empresa, mas ainda não se tornou cliente ou criou um relacionamento. 

Por isso, podemos descrever esses contatos como pessoas de uma área específica em empresas que têm grande chance de se tornarem clientes do seu negócio. “B2B” significa “de empresa para empresa”, o que indica que as transações ocorrem entre empresas, ao contrário das transações entre empresas e consumidores finais (B2C).

Por que gerar leads para B2B? 

A geração de leads B2B é essencial porque ajuda a otimizar o trabalho das equipes de marketing e vendas

Quando lidamos com negócios B2B, as necessidades são muito específicas e o número de potenciais clientes geralmente é menor. 

Além disso, muitas vezes quem ouve a proposta inicial não é quem toma a decisão final. Pode haver um gerente que precisa aprovar antes de qualquer compra ser feita.

Isso mostra como vender para empresas é diferente de vender para consumidores finais. Porém, quando a equipe de vendas recebe contatos já interessados e com potencial para fechar negócio, o processo de venda se torna mais eficiente, melhorando assim o retorno sobre o investimento (ROI).

3 formas de geração de leads B2B

Dado que a geração de leads B2B é crucial, é importante reconhecer que não há uma receita única para todos os casos.

É essencial analisar e entender o que mais efetivamente atrai o seu público específico. No entanto, identificamos três estratégias que frequentemente trazem bons resultados para as empresas B2B. 

Dê uma olhada: 

Prospecção Ativa 

A prospecção ativa se refere ao processo de buscar ativamente seus potenciais clientes. Isso significa não ficar à espera que soluções prontas cheguem até você, como por exemplo listas de e-mails prontas ou entrar em contato com pessoas que não demonstraram interesse.

 O mais importante é entender quem pode realmente se interessar pelo que sua empresa oferece e apresentar sua proposta de valor desde o início.

Para isso, é essencial ter uma ideia clara sobre quem é seu público-alvo.

 Aproveite as visitas de vendas a empresas para apresentar propostas de valor direcionadas e adequadas às necessidades dos potenciais clientes. Além disso, as redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta para atrair a atenção certa de forma orgânica.

Especificamente no LinkedIn, muitos profissionais estão atentos a novidades e soluções para suas empresas. Desta forma, esta plataforma torna-se um ambiente ideal para captar a atenção desses profissionais e direcioná-los para o seu negócio.

Inbound Marketing 

A nossa especialidade não poderia ficar de fora da nossa lista. 

O Inbound é excelente para aumentar a base das empresas B2B. Dados extraídos pelo Leadster no final de 2022 apontam que 31,59% dos acessos no segmento B2B vêm da Busca Orgânica

Esse resultado é compreensível pelas ações que o mercado B2B tomou ao longo dos anos, como migrar para o digital e utilizar metodologias Inbound Marketing como principal recurso de aquisição.  

Nessa estratégia, podemos criar materiais ricos que vão agregar valor ao seu público. Como: e-books, webinars, calculadoras, infográficos e muitos outros!

Eventos 

No local, tenha tablets ou computadores configurados para abrir diretamente em landing pages criadas especificamente para o evento. QR CODE também pode ser uma ótima opção. Isso facilita para que os interessados solicitem mais informações e possam ser atendidos posteriormente.

Lembre-se também de que muitos dos participantes podem não estar prontos para fechar negócios imediatamente. 

Considerando isso, uma boa estratégia é oferecer algum material rico em troca dos dados de contato. Isso não apenas agrada o lead, mas também ajuda a conduzi-lo pelo funil de vendas.

Para você ter uma ideia, a A-Players, no RD Summit de 2023, conseguiu gerar 500 leads! 🤯 

Após o evento, é fundamental estabelecer um processo de nutrição de leads para orientar esses novos contatos ao longo do caminho de compra. Isso deve ser adaptado às particularidades do público B2B, incluindo a realização de chamadas em momentos estratégicos. 

Conclusão

O sucesso em gerar leads B2B não vem por acaso; é o resultado de estratégias bem planejadas e executadas com precisão, que consideram as complexidades únicas do mercado B2B.

Neste artigo, discutimos a prospecção ativa, uma técnica que exige iniciativa e um conhecimento profundo do seu público-alvo, o poder do inbound marketing, que atrai clientes potenciais por meio de muita estratégia material rico, e a eficácia de eventos

No final, a geração de leads B2B é um investimento contínuo em compreender e atender às necessidades de outras empresas, formando parcerias a longo prazo. As empresas que reconhecem e se adaptam a essa realidade com certeza se destacam no mercado. 

Convidamos a você, para conhecer a Gama, temos certeza de que a nossa equipe altamente qualificada pode lhe atender e entender a sua necessidade atual, para que juntos possamos gerar muitos leads qualificados e então, conquistar novos clientes! 

Fale com a gente aqui VAMOS COM TUDO! 

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