Tendências de marketing & vendas para 2025: o que você precisa saber para iniciar o ano?

Tendências de marketing & vendas para 2025: o que você precisa saber para iniciar o ano?

Uma das grandes características do mercado digital é a transformação constante das tendências de marketing e vendas. Mesmo que estratégias consolidadas no mercado ainda tragam resultados, é essencial compreender as mudanças do cenário.

O marketing de vídeo, por exemplo, está em franca expansão, com plataformas como o Tik Tok e o Instagram liderando esse crescimento. Estas são as principais ferramentas de pesquisa para 40% dos jovens, conforme aponta o vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan.

Por isso, entender quais serão as principais tendências de marketing e vendas para 2025 é uma forma de observar quais estratégias poderão dar melhores resultados, com base nos objetivos traçados para o ano.

Desse modo, neste artigo do Blog da Gama vamos trazer as principais tendências que devem ditar as ações de marketing e vendas em 2025. Além disso, você pode conferir como cada uma delas pode ser adotada nas estratégias da sua empresa.

Boa leitura!

Compreendendo as tendências de marketing & vendas

As principais tendências de marketing e vendas não surgem de um dia para o outro. Elas refletem o avanço e as mudanças de comportamento, tanto do público quanto dos profissionais envolvidos.

Desse modo, adotar estas tendências para direcionar o planejamento de marketing e vendas é uma forma de se conectar e dialogar com o cliente, além de garantir uma presença digital eficiente para sua marca.

No entanto, é importante levar em conta quais tendências de marketing & vendas se encaixam no contexto do seu negócio. Fazer algo que está na “moda”, mas que foge das necessidades da empresa, pode representar um enfraquecimento da marca.

Por que ficar atento às tendências de marketing & vendas para 2025?

  • Competitividade: manter-se atualizado sobre as tendências é essencial para manter a empresa competitiva e relevante no mercado;
  • Personalização: entender como funcionam as novas ferramentas permite criar experiências mais personalizadas para os clientes;
  • Eficiência: inovações, como automação e IA, otimizam processos e aumentam a produtividade da equipe;
  • Engajamento: acompanhar as preferências do público melhora a interação e o engajamento nas plataformas digitais;
  • Inovação: usar estratégias inovadoras em marketing e vendas é um caminho sem volta para atrair clientes de forma constante.

5 tendências para ficar de olho em 2025

Pois bem, falamos tanto na importância de acompanhar as tendências de marketing e vendas para 2025. Mas afinal, quais são as novidades que devem ser levadas em conta para definir as estratégias do próximo ano?

Então, algumas das tendências são uma consolidação daquilo que já vem ocorrendo neste ano. A Inteligência Artificial é um grande exemplo disso.

Por outro lado, uma novidade que deve ganhar atenção é o marketing zero-clique. Com as mudanças nos mecanismos de pesquisa do Google, as empresas devem ajustar a forma como entregam seus conteúdos SEO, a fim de manter a presença e autoridade digital nesse contexto.

Ademais, confira nos tópicos abaixo 5 tendências de marketing e vendas que você deve levar em conta para a sua empresa em 2025:

Tendência 1: IA ainda mais consolidada no mercado

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, cerca de 72% das empresas de serviços já adotaram alguma forma de IA para melhorar a experiência do cliente. 

Outro dado, agora da Gartner, indica que em 2025 mais de 80% das grandes empresas terão integrado soluções de inteligência artificial em seus processos.

Esses números só mostram o quão relevante é a adoção de IA em marketing e vendas. Mas como a adoção de Inteligência Artificial pode ser feita para melhorar a operação na prática e não tornar a abordagem genérica?

Um dos caminhos é adotar a ferramenta para fazer análise de dados e métricas. Com a IA, marcas podem segmentar públicos, prever comportamentos e otimizar campanhas com precisão. 

Além disso, chatbots avançados, recomendações personalizadas e análises preditivas serão cada vez mais comuns, permitindo um atendimento ágil e a entrega de conteúdos altamente relevantes.

Tendências de marketing & vendas para 2025: o que você precisa saber para iniciar o ano?

Tendência 2: Pesquisa zero click nos mecanismos de busca

Dentre as tendências de marketing e vendas para 2025, a pesquisa zero click surge em um contexto onde estão acontecendo mudanças profundas no formato de pesquisa do Google. 

Tal modelo aproveita os snippets e informações diretas nos resultados de pesquisa, sem que o usuário precise clicar em links para obter respostas. Desse modo, o conteúdo da marca aparece na própria página de busca, aumentando a visibilidade e a credibilidade. 

Em geral, os cinco primeiros resultados da página são lidos como aqueles com maior autoridade e relevância. Com isso, tornam-se as primeiras opções para o público que busca mais informações sobre o assunto.

Para se aproveitar dessas mudanças, as empresas podem otimizar conteúdos para perguntas diretas e incluir informações-chave de forma concisa. Esses cuidados ajudam a melhorar a descoberta da marca e trazem valor ao usuário, mesmo sem visitas ao site, fortalecendo a presença online.

Tendência 3: UGC coloca o usuário como parte da estratégia

Embora os grandes influenciadores ajudem na construção de autoridade das marcas, nas redes sociais, há outros caminhos que estão sendo seguidos nesse mercado.

Nesse contexto, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é uma das tendências mais impactantes para 2025. Através do UGC as marcas incentivam clientes a criar e compartilhar conteúdos sobre a experiência com seus produtos e serviços. 

Comentários, resenhas e posts de usuários criam um senso de autenticidade e confiança. Para desenvolver essa estratégia, é comum que as marcas promovam hashtags, campanhas interativas e concursos, oferecendo benefícios e guiando as campanhas de acordo com os interesses da empresa. 

Esse tipo de conteúdo é visto como mais confiável, impulsiona engajamento e facilita a construção de uma comunidade ativa em torno da marca.

Tendência 4: Marketing de conteúdo, priorizar qualidade ao invés de quantidade 

Para marcas que prezam pela autoridade junto ao seu público, o marketing de conteúdo sempre foi um aliado fiel, auxiliando a educar o cliente e conduzi-lo até a decisão de compra.

No entanto, em um ambiente com tantas informações disponíveis, o público dá preferência para conteúdos relevantes, que agreguem valor. A abordagem é menos sobre “publicar constantemente” e mais sobre fornecer conteúdo significativo que se destaca e traz resultados.

Essa tendência sugere que as empresas foquem em criar conteúdos ricos, com dados aprofundados e análises confiáveis. Para isso, vale a pena investir em artigos de blog detalhados, guias e materiais educativos, que fidelizam o público e aumentam a autoridade da marca.

Tendência 5: Marketing de vídeo para acompanhar a migração de plataformas

Como mencionamos no início do artigo, TikTok e Instagram se tornaram as principais ferramentas de pesquisa para a geração Z. Essa realidade é o fio condutor para que o marketing de vídeo seja considerado uma necessidade imediata para as marcas.

O Brasil é o terceiro país com maior número de usuários ativos no TikTok, com 98,6 milhões. Com isso, fica atrás apenas da Indonésia, com 123,8 milhões de usuários e dos Estados Unidos com 140 milhões. Esses dados foram trazidos pelo DataReportal

Através de vídeos curtos e envolventes, é possível atrair e reter a atenção rapidamente, com vídeos de até 90 segundos. Na prática, essa tendência permite que empresas comuniquem mensagens de forma dinâmica e criativa, criando vídeos explicativos, tutoriais e conteúdos interativos. 

Todo esse contexto aponta para a necessidade de se investir em vídeos curtos e de alta qualidade, pois encurta o caminho para alcançar e se conectar com o público, especialmente o jovem.

Potencialize o marketing e vendas com a Gama

Mais do que acompanhar e compreender as tendências de marketing e vendas, é essencial contar com profissionais que apliquem isso da melhor maneira na operação da empresa. 

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