O Reels do Instagram, à primeira vista, parece ser algo apenas a fim de promover um entretenimento passageiro ao usuário que assiste, mas na realidade é um recurso poderoso para mostrar de forma criativa o que sua empresa tem a oferecer ao cliente.
É fato que a tendência dos vídeos curtos como estilo de produção de conteúdo só tem aumentado na internet e, portanto, sua empresa não pode ficar de fora.
Com o Reels do Instagram, o seu empreendimento reforça a presença no meio digital e pode até até mesmo atingir um novo público.
Para te convencer de que o Reels do Instagram deve ser incluído na sua estratégia de marketing AGORA, saiba um pouco mais sobre a ferramenta:
Como funciona o Reels do Instagram?
O Reels permite a criação de vídeos de até 30 segundos e incluir músicas ou sons originais do catálogo do Instagram.
Ele é um forte concorrente do aplicativo TikTok, outra rede social com o mesmo estilo de vídeos curtos, mas voltada para o público jovem.
Entretanto, você deve estar se perguntando: qual a diferença entre o Reels do Instagram e o Stories, da mesma plataforma?
As principais diferenças entre o Reels e os Stories, são que os Reels aparecem no feed e possuem uma gama de efeitos especiais que você pode incluir no vídeo, como:
- Ajuste de velocidade do vídeo (timelapses);
- Dublagem de músicas ou falas
- Realidade aumentada;
- Alinhamento de cenas;
- Adesivos e legendas para momentos específicos do vídeo.
Ou seja, as possibilidades de utilizar o Reels como estratégia de marketing para sua empresa são praticamente infinitas, basta usar a criatividade e analisar quais ideias podem trazer mais clientes para seu negócio e engajamento para seu Instagram.
Agora saiba os motivos para você aderir à criação de conteúdo para Reels no Instagram:
É uma ferramenta prática
Você provavelmente já tem um perfil no Instagram para sua empresa, por isso, deve aproveitar ao máximo tudo o que a rede social tem a oferecer.
Sendo assim, a praticidade do Reels está justamente no fato dele já estar inserido em uma plataforma tão utilizada quanto o Instagram. Não é preciso que o público baixe um novo aplicativo e adapte-se a ele.
Basta criar um vídeo e ele aparecerá automaticamente no feed de seus seguidores,
Faça parceria com influenciadores digitais
A estratégia do momento tanto para grandes marcas do mercado quanto para as menores e fazer parcerias com influenciadores digitais.
Por estarem mais familiarizados com as ferramentas e novidades digitais, eles podem produzir conteúdos com mais facilidade diretamente na página de sua empresa ou até mesmo no perfil pessoal dos mesmos.
Uma notícia do The Wall Street Journal, mostra que os influencers são o centro das estratégias do Instagram quanto à produção de conteúdo para Reels.
De acordo com a notícia, o Instagram pretende levar os usuários de seu concorrente, o TikTok, para o Reels, oferecendo até mesmo propostas financeiras para isso.
Sendo assim, o Reels do Instagram já é uma ferramenta rentável aos influenciadores. Quando uma empresa faz parceria com eles, os dois lados saem ganhando.
Por exemplo, caso você tenha uma loja de roupas, você pode procurar por influencers de moda na sua cidade e fechar uma parceria para divulgação de suas peças.
Isso atrai a atenção dos seguidores do influencer, que já possuem interesse em assuntos de moda.
O Reels do Instagram é sua oportunidade de usar a criatividade
Atualmente, o Reels do Instagram já deixou de ser uma “cópia” do TikTok. Os produtores de conteúdo da plataforma já estão criando estilos de vídeo cada vez mais originais e com propósitos distintos da outra plataforma.
O Reels pode ser usado, por exemplo, para criar prévias dos conteúdos para IGTV, apresentações de novos produtos ou serviços com vídeos mais produzidos do que seriam nos Stories, por exemplo.
Há uma infinidade de possibilidades dentro do Reels, basta soltar a imaginação e começar a criar.
Faça anúncios sem precisar do tráfego pago com o Reels do Instagram
Com 30 segundos, é possível criar propagandas fantásticas para divulgar seu negócio.
Dessa forma, Reels do Instagram permite que você crie anúncios de maneira que não explícita, ao contrário dos anúncios pagos de posts e stories.
Criando uma boa estratégia para anunciar seus produtos e serviços através do Reels, seus seguidores nem perceberão que estão diante de uma propaganda.
Novamente, use a criatividade e veja seus números crescerem cada vez mais!
Exemplos de empresas que utilizam o Reels do Instagram
Pizza Hut
A Pizza Hut utiliza o Reels do Instagram para postar vídeos no estilo de propagandas tradicionais.
Mesmo com o estilo despojado de um vídeo editado “em casa”, essa propaganda segue a identidade visual da empresa, já reconhecido quando se vê uma peça publicitária na televisão, por exemplo.
Essa estratégia é vantajosa para quem não deseja investir muito em tráfego pago mas ainda assim quer converter clientes através de anúncios – porém de maneira orgânica. Observe também que a empresa faz parceria com influencers.
Renner
A loja de roupas Renner, neste Reels utilizou uma técnica muito popular de realizar transições criativas para mostrar as peças da coleção de verão. Além disso, também costuma fazer parceria com influencers.
Para empresas do segmento de vestuário e cosméticos, esse modelo de Reels gera um ótimo engajamento. E a grande vantagem é saber que este formato sempre funcionou quando nem existiam redes sociais.
Valida-se na atuação nos stories (até 15 segundos) e aí a escolha pelo formato dos vídeos no Reels é certeira.
Lola Cosmetics
A marca de cosméticos veganos Lola Cosmetics optou por um estilo de criação mais simples, apenas mostrando seus produtos em um ambiente agradável, com um efeito e música de fundo, combinando com a identidade natural da marca.
Caso o público-alvo de sua empresa tenha preferência por conteúdos simples e objetivos, este é um bom exemplo de como criar conteúdo para o Reels do Instagram.
Sem cair em “modinhas” ou tendências de outros perfis, a Lola mostra sua cara. Inclusive na legenda, nada mais direto né?!
Avon
A Avon aderiu à famosa técnica de combinar transições criativas (como a Renner) com um storytelling em texto acompanhando a evolução da maquiagem na influencer.
No exemplo, a influencer relaciona suas expectativas para 2021 com a sua maquiagem, mas nesse estilo de Reels você é totalmente livre para criar qualquer história ou mensagem que deseja transmitir.
Esse modelo de conteúdo é extremamente comum entre Influencers e marcas de maquiagem ou cosméticos em geral. Quanto mais criatividade nas histórias e transições, mais engajamento o Reels recebe.
Red Bull
A Red Bull, marca já conhecida por patrocinar diversas categorias de esporte, segue essa mesma linha em seus Reels.
Mesmo não divulgando diretamente seu produto, esse conteúdo é criado com a finalidade de gerar identificação com seu público-alvo: os praticantes de esportes radicais.
Eventualmente, é natural que a empresa utilize alguns dos produtos em vídeos do Reels, mas a conduta da empresa tem mostrado uma abordagem mais aberta e “não vendável”, o que não é tão simples.
Importante seguir acompanhando, porque sabemos que Red Bull é sempre tendência.
Comece agora mesmo na sua empresa
Por fim, você observou que o Reels do Instagram é mais que uma simples ferramenta de entretenimento da rede social.
Além de ser uma ferramenta extremamente criativa e divertida para interagir com o público, é um meio de mostrar a identidade de sua marca, bem como ressaltar o cuidado da empresa em sempre inovar.
Por isso, comece agora a incluir o Reels do Instagram na estratégia de marketing de seu negócio e obtenha resultados surpreendentes!
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