CATÁLOGOS NO WHATSAPP BUSINESS: COMO CRIAR?

Se você possui um empreendimento e oferece atendimento via WhatsApp, sabe como é trabalhoso ter que apresentar todos os produtos e serviços aos clientes de forma manual. Mas, o que talvez você não conheça ainda é a funcionalidade dos catálogos no WhatsApp Business.

Os catálogos no WhatsApp Business funcionam, em outras palavras, como um cardápio de um restaurante ou uma vitrine de loja: no perfil de sua empresa, o cliente pode acessar uma lista de produtos contendo imagens, preços e descrições de cada item. Além disso, é possível também enviar o catálogo no próprio chat do WhatsApp.

Vantagens dos catálogos no WhatsApp Business

Criar catálogos no WhatsApp Business é a maneira mais prática e intuitiva de mostrar seus produtos aos clientes via mensagem, uma vez que não há mais necessidade em enviar imagens e informações dos itens manualmente.

É fato que a grande maioria das pessoas atualmente possuem WhatsApp e estão online 24 horas por dia, ou seja, é primordial focar seu atendimento no aplicativo.

Então, por consequência, os catálogos no WhatsApp Business permitem que as pessoas tenham informações sobre os produtos da empresa palma de suas mãos. Além disso, os possíveis clientes podem tirar dúvidas pontuais sobre um ítem específico, isso torna o atendimento de seu negócio local mais rápido e otimizado.

Os catálogos no Whatsapp Business podem ser enviados para os clientes que já entraram em contato com a empresa, como também é possível compartilhar o link nas redes sociais, por exemplo.

Portanto, ao facilitar a comunicação com os clientes, os catálogos permitem que as empresas divulguem seus produtos para cada vez mais pessoas e, dessa forma, as chances de realizar uma venda são muito maiores.

O que é proibido em catálogos no WhatsApp Business?

Embora o WhatsApp pareça ser um aplicativo sem muitas restrições, ele possui diversas regras e políticas estabelecidas com o intuito de manter a utilização correta do serviço por parte dos usuários.

Sendo assim, o WhatsApp Business também possui regras específicas para garantir uma experiência de qualidade.

Portanto, o catálogo possui algumas restrições quanto ao que pode ser anunciado, seguindo os Termos Comerciais do Facebook e a Política Comercial do WhatsApp. Os produtos e serviços proibidos nos catálogos no WhatsApp Business são:

  • Anúncio bebidas alcoólicas
  • Serviços de assinatura
  • Qualquer tipo de dinheiro, tanto real quanto as criptomoedas
  • Itens de entretenimento adulto
  • Armas
  • Serviços de apostas
  • Outros serviços ilegais

No caso de não cumprimento das regras, é provável que a sua conta do WhatsApp Business possa até mesmo ser banida da plataforma.

Como criar catálogos no WhatsApp Business

Agora que você já sabe como funciona, quais são as vantagens e restrições dos catálogos no WhatsApp Business, está na hora de aprender a criá-los! O processo é simples, basta seguir o passo a passo abaixo.

1° Passo

Primeiramente, abra o WhatsApp Business e toque nos três pontos que estão no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse as configurações. 

Catálogos no Whatsapp: passo 1
Configurações

2° Passo

Após selecionar as configurações, toque em “Configurações da empresa” e depois em “Catálogo”.

Catálogos no Whatsapp: passo 2
Configurações da empresa
Catálogos no Whatsapp: passo 2
Catálogo

3° Passo

Em terceiro lugar, toque em “Adicionar Produto ou Serviço” para adicionar itens ao catálogo

Catálogos no Whatsapp: passo 3

4° Passo

Para seu catálogo no WhatsApp Business ficar mais atrativo, adicione uma imagem para que os possíveis clientes saibam o que estarão comprando.

Coloque o nome, o preço e depois, em mais informações, você pode fazer uma descrição detalhada do produto, além de inserir um link e o código do mesmo.

Catálogos no Whatsapp: passo 4
Adicione imagens
Catálogos no Whatsapp: passo 4
Adicione informações

Após clicar em “Salvar” no canto superior direito, seu catálogo já estará pronto para ser visualizado!

5° Passo

Por fim, com o catálogo feito, você pode compartilhá-lo no próprio chat do WhatsApp. Para isso, dentro da conversa, toque no ícone de anexar arquivos, selecione “catálogo” e envie o produto desejado.

Catálogos no Whatsapp: passo 5

O cliente, ao tocar na mensagem enviada, será redirecionado ao catálogo e terá acesso à descrição do produto.

Catálogos no Whatsapp: passo 5

Os catálogos no WhatsApp Business são a ferramenta ideal para você que deseja um atendimento otimizado de qualidade. A facilidade em acessar os itens de seu empreendimento, bem como saber detalhes como preços, imagens e especificações certamente é um destaque ao possível cliente na hora de optar por um produto ou serviço de determinada empresa.

Tornar o seu negócio cada vez mais digital, não só traz mais facilidade a você e ao cliente, mas também mostra credibilidade, atenção aos detalhes e, consequentemente, mais vendas.


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

© Todos os direitos reservados. Desenvolvido com criatividade