Negócio local: como ser digital?

Diferentemente das estratégias de marketing para empresas com atuação abrangente ou operações digitais, como as lojas virtuais por exemplo, um negócio local exige atenção e dedicação a algumas frentes específicas. Isso não significa que seja melhor ou pior, somente que há peculiaridades que diferenciam estas atuações.

Em alguns pontos, inclusive, as táticas de marketing podem ser válidas para ambos os contextos, com pequenas mudanças. Porém, de maneira geral, algumas especificidades precisam ser contempladas para que você tenha ótimos resultados.

Antes de mais nada, sua empresa precisa ser digital. Se não for, está na hora de repensar esta postura para começar a melhorar suas vendas. Mas, se você não quer aderir à era digital: obrigado pela sua leitura aqui, e boa sorte. Você vai precisar!

Vitrines bonitas e descontos especiais ainda têm espaço nas redes sociais.

Grandes incorporações x Negócios Locais

Está comprovado: Negócios menores podem conquistar espaço numa determinada localização e superar em ranqueamento, no Google, grandes corporações nacionais. Somente com ajustes locais e utilizando técnicas SEO em seu site, negócios locais conseguem “se aproveitar” da geolocalização para obter excelentes resultados. Não sabe o que é SEO? Confere AQUI nesse texto completo do nosso blog.

Mas, voltando às buscas no Google, vamos pensar numa situação que muitos de nós já passamos. Ao procurar um produto ou serviço, você acaba adicionando nos termos da busca a cidade ou bairro que está. Mesmo que não faça isso, o próprio algoritmo do Google te indicará locais próximos. Dá só uma olhada no exemplo abaixo, em uma busca específica para a cidade de Caxias do Sul (RS).

Note que há diferentes ocorrências no Google Maps e na rede de pesquisa. Em comum? Negócios locais!

Pois bem, com a publicidade paga não é diferente. Negócios locais conseguem obter resultados expressivos mesmo com orçamentos reduzidos de campanhas paga. Mas como?

É simples: as grandes incorporações têm um alcance macro e executam diversas estratégias conduzidas por time de marketing completo. Já uma empresa local, como um comércio de roupas esportivas, por exemplo, consegue anunciar para o seu público de forma mais segmentada no que diz respeito ao público-alvo e à localização deste potencial consumidor.

Entenda como buscar seu potencial cliente com simples estratégias de pesquisas:

Estratégias de marketing para negócios locais

Existem diversas ações que podem definir como será a atuação digital da sua empresa. Considere que todas são perfeitamente aplicáveis, dependendo da estrutura do negócio e dos seus objetivos SMART.

Confira algumas delas e, se ainda não estiver aplicando, coloque em prática agora mesmo!

Blog

Mesmo que não seja um negócio local, ter um blog é uma ótima estratégia para ampliar e fixar sua presença digital. Cada vez mais, os usuários buscam informações a respeito de produtos e serviços e acabam encontrando as empresas que solucionam seus problemas, não aquelas empresas que ofertam algo mais barato.

Google Meu Negócio

Mais uma ferramenta gratuita do Google oferecida para potencializar seu alcance dentro dos mecanismos de pesquisa, ampliar sua presença digital e facilitar sua relação com potenciais clientes. Se você tem um negócio local, ou comanda qualquer estabelecimento com endereço físico, você potencializa seu alcance nos mecanismos de pesquisa, amplia presença digital e facilita sua relação com potenciais clientes. Confira tudo sobre o Google Meu Negócio clicando AQUI e acessando a este post completo.

Vídeos

O aumento de tráfego digital aumenta a cada ano e, com os vídeos, não é diferente. Seguindo o que falamos sobre o blog, os vídeos também são importantes aliados para você falar sobre o que seu negócio entrega. Além dos vídeos mais longos e tutoriais, os stories do Instagram surgiram de forma avassaladora e são potentes propulsores da sua empresa. Dá só uma olhada NESTE texto que aborda o assunto.

Benchmarking

A análise de concorrentes é um dos mecanismos fundamentais para parametrizar o crescimento da sua empresa, utilizando técnicas de Benchmarking. Não se furte em pesquisar o que as outras empresas da sua região – do mesmo segmento ou não – estão fazendo no meio digital. Isto pode clarear seu caminho ou até mesmo evitar que você cometa os mesmos erros. Para saber tudo sobre este benchmarking, acesse AQUI o nosso post completo.

Anúncios

A cereja do bolo. É fundamental definir estratégias de tráfego pago para o seu negócio. Todo trabalho orgânico será potencializado e, se a sua empresa ainda não for digital, os anúncios farão o trabalho de literalmente impulsionar sua empresa para outro nível. Para negócios locais, mais que outros segmentos e tamanhos de marcas, os anúncios direcionados para localizações específicas são mais certeiros e acabam segmentando melhor suas campanhas publicitárias.

Negócios digitais

Você tem redes sociais ativas, sua loja tem obtido um bom retorno, o site recebe visitantes, mas isso não está revertendo em vendas? Considere, como citamos logo acima, os anúncios! Mais do que nunca, as compras online estão em franca ascensão. Segundo pesquisa realizada pela Criteo, 67% dos brasileiros descobriram um novo jeito de comprar online e 80% continuarão comprando pela internet nas datas comemorativas.

O seu negócio local também pode se aproveitar – e muito – deste crescimento. Com anúncios bem segmentados nas redes sociais e direcionando cliente a executar a compra pelo Whatsapp ou pelo seu catálogo online, as vendas podem se multiplicar de uma forma que você não imagina. E o melhor disso tudo: não precisa contratar um monte de funcionários para área de marketing e investir milhares de reais!

Ainda tem dúvidas? Acesse AQUI e descubra como revolucionar seu negócio em poucos dias realizando anúncios nas redes sociais e atraindo novos clientes para o seu Whatsapp Business.

Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com