Você certamente já deve ter passado pela situação de ter interesse em determinado serviço ou produto, entrar em contato com a empresa para saber mais detalhes, porém, levar horas (ou até mesmo dias!) para obter uma resposta. Já parou para pensar que os clientes da sua própria empresa podem estar passando exatamente por isso, porque você ainda não utiliza a automação de respostas automáticas no Whatsapp Business?
Uma pesquisa do Panorama Mobile/Opinion Box mostra que aproximadamente 76% dos brasileiros que possuem uma conta no WhatsApp já usaram ela como para interagir com marcas para fazer compras ou esclarecer dúvidas.
Apesar de o WhatsApp ser o meio de comunicação mais comum e rápido entre as pessoas hoje em dia, a maioria das empresas ainda não utiliza o aplicativo a seu favor, visto que a grande maioria ainda realiza o atendimento ao cliente via telefone – que muitas vezes os clientes não atendem quando a ligação parte da empresa. Além disso, quando a ligação parte do cliente, o tempo médio de resposta da empresa é 12 horas.
Se essa é a realidade do seu negócio atualmente, você pode estar perdendo muitos clientes por conta de um problema simples de se resolver. Então vamos te mostrar a seguir como criar as respostas automáticas no Whatsapp Business e como elas podem te ajudar a fidelizar clientes!
Por que usar respostas automáticas no WhatsApp Business?
Para te convencer definitivamente que as respostas automáticas são uma ótima alternativa de atendimento ao cliente para pequenos negócios, listamos 4 motivos:
1) Aumenta a satisfação do cliente
As mensagens automáticas permitem que o cliente obtenha uma resposta imediata e não precise ficar esperando por muito tempo, desse modo, ele saberá que a solicitação foi recebida pela empresa e logo será solucionada pela equipe. Isso demonstra preocupação e cuidado com o cliente.
2) Mantém o engajamento do seu público
Quando enviadas com uma frequência ideal (não em grandes quantidades), as mensagens automáticas deixam sua empresa sempre em contato com o público, seja ele cliente ou lead. Por demonstrar sempre estar disponível, o nível de satisfação dos clientes e leads consequentemente irá aumentar.
3) Reduz tarefas manuais e repetitivas
Muitas vezes o atendimento de uma empresa perde tempo respondendo às mesmas perguntas simples quando poderia estar em contato com novos leads. Ativar as mensagens automáticas poupa esse tempo e facilita o trabalho.
4) Aumenta as chances de obter leads
Enviar mensagens manualmente para cada lead interessado no seu negócio demanda muito tempo e por isso alguns leads podem demorar para receber uma resposta, fazendo com que ele desista de realizar a compra.
Ativando as mensagens automáticas você pode disponibilizar todas as informações necessárias de uma vez só e, desse modo, aumentar as chances de converter os leads.
Como adicionar as respostas automáticas do WhatsApp Business
O primeiro passo para começar a utilizar as respostas automáticas, é ativar essa opção dentro do WhatsApp Business. O processo é bem simples, basta seguir o passo a passo a seguir da própria central de ajuda do WhatsApp:
- Selecione o menu, no canto superior direito da tela;
- Vá até “configurações” e, em seguida, vá para as “ferramentas de mensagem”;
- Lá, você pode optar pelas opções de configurar mensagens de ausência, saudação e até mesmo mensagens rápidas, que servem para responder dúvidas frequentes.
Modelos de respostas automáticas no WhatsApp Business
Você já se convenceu de que é primordial usar o serviço de respostas automáticas no WhatsApp Business, mas como criar o texto perfeito para cada situação?
Mesmo que cada ocasião demande um tipo específico de texto, todos eles devem possuir um padrão, para que a mensagem possua as informações necessárias e atenda a demanda do cliente.
Algumas características que toda mensagem automática precisa:
- Ser planejada
- Oferecer orientações
- Ser bem escrita
- Incluir informações objetivas
- Ser personalizada
- Oferecer um conteúdo relevante
Confira agora alguns modelos de mensagem automática no WhatsApp Business e observe que todas elas estão de acordo com os tópicos citados acima:
Mensagem de ausência
Olá!
Obrigado pelo contato! Nosso atendimento é realizado de segunda à sexta, das 8h às 18h. Você pode entrar em contato durante o horário comercial e iremos prontamente te responder 🙂
Mensagem de férias
Olá!
No momento, estamos em férias coletivas e não atenderemos do dia 25 de dezembro ao dia 2 de janeiro. Estaremos de volta no dia 3 de janeiro e resolveremos a sua solicitação o mais breve possível.
Até breve,
(nome da empresa/suporte)
Mensagem de boas-vindas
Olá, agradecemos por entrar em contato conosco! Selecione uma das opções abaixo para continuarmos:
1) Gostaria de efetuar uma compra
2) Necessito fazer uma troca
3) Tenho uma dúvida
4) Outro
Mensagem de suporte ao cliente
Olá, (nome do cliente)!
Recebemos a sua solicitação e iremos trabalhar para resolvê-la com todo o cuidado e o mais rápido possível. Espere uma resposta nossa em até 1 dia útil. Caso não obtenha resposta, entre em contato pelo telefone (xx) xxxxx-xxxx.
Agora que você já sabe como usar as respostas automáticas no WhatsApp Business e possui modelos de texto para começar, utilize a ferramenta nas suas estratégias de atendimento e garanta mais conversões e fidelizações de clientes!
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