WHATSAPP BUSINESS PARA NEGÓCIOS LOCAIS: 9 DICAS

Se você possui um empreendimento próprio, principalmente com serviço de delivery, administrar o atendimento ao cliente, as demandas de entrega, responder dúvidas frequentes, mostrar os produtos e tudo isso à distância, é um enorme desafio. Mas essas dificuldades são facilmente resolvidas com o WhatsApp Business para negócios locais.

Ainda não conhece tudo o que o WhatsApp Business pode oferecer ao seu negócio? Confira algumas dicas de como aproveitar ao máximo todas as suas funcionalidades e aumentar a qualidade da comunicação e do relacionamento com os clientes.

Por que usar o WhatsApp Business para negócios locais?

O WhatsApp Business foi criado com o intuito de suprir as necessidades das pequenas empresas.

Portanto, o aplicativo possui diversas funcionalidades que otimizam não somente o atendimento ao cliente, como também entregas de pedidos, organização de mensagens e a exposição dos produtos, com os catálogos.

Além de tudo isso, é impossível que seu público-alvo não esteja no WhatsApp, visto que o app de mensagens está instalado em 99% dos celulares brasileiros.

Então se você ainda não criou um perfil no WhatsApp Business para negócios locais, sua empresa pode estar perdendo uma quantidade enorme de clientes.

9 dicas para otimizar o seu WhatsApp Business para negócios locais

Se você já tem um perfil na plataforma, conhece sua importância, mas ainda não conhece tudo o que o WhatsApp Business pode oferecer para seu negócio local, confira 9 dicas que vão fazer o seu celular lotar de mensagens:

1- Crie catálogos personalizados para seus produtos

Catálogos no WhatsApp Business
Catálogo de produtos. Divulgação do WhatsApp

O WhatsApp Business possui uma excelente ferramenta para agilizar o atendimento ao cliente: os catálogos.

O catálogo no Whatsapp Business para negócios locais funciona da seguinte maneira: você adiciona seus produtos e/ou serviços, acrescenta detalhes sobre ele, o preço, uma imagem e o cliente pode escolher o que deseja com apenas alguns toques no celular.

Disponibilizando um catálogo para os clientes no Whatsapp Business, fica muito mais simples mostrar para o cliente seus produtos de forma automática, ao invés de enviar sempre manualmente.

Você pode aprender a montar um catálogo com este passo a passo completo.

2- Utilize respostas rápidas e automáticas

Respostas automáticas no WhatsApp Business
Respostas automáticas. Divulgação do WhatsApp

Crie atalhos com respostas padrão para aquelas mensagens que recebe com frequência.

Organize-as em uma lista com palavras-chave, assim você responde as dúvidas dos clientes mais rápido.

Você também pode programar mensagens automáticas, para enviá-las nos horários em que não estiver atendendo .

Hoje em dia é essencial ser rápido no atendimento.

Pois quanto mais tempo sua empresa demorar para responder, mais clientes entrarão em contato com a concorrência.

3- Use a localização em tempo real nas entregas

Assim como em aplicativos exclusivos para delivery, o WhatsApp Business também mostra a localização em tempo real de um pedido.

Essa ferramenta é perfeita para que os clientes tenham uma estimativa de quando sua entrega chegará, o que evita mal-entendidos.

4- Use etiquetas para classificar pedidos

Etiquetas no WhatsApp Business
Etiquetas no WhatsApp Business. Divulgação do WhatsApp

O Whatsapp possui o recurso de etiquetas para classificar os contatos e as mensagens. Elas são muito úteis para organizar seus pedidos da maneira que desejar.

Você pode criar uma etiqueta para cada produto ou até mesmo para pedidos pagos, recebidos e novos clientes.

5-  Compartilhe o link do WhatsApp Business para negócios locais em outras plataformas

Sempre deixe um link do WhatsApp Business na bio do Instagram, do Facebook, envie por email ou até mesmo crie anúncios com um botão de redirecionamento para o chat.

Com essa estratégia, cada vez mais clientes entrarão em contato através do aplicativo.

6- Publique status

É muito provável que a maioria dos clientes que entrarem em contato pelo WhatsApp ainda não foram presencialmente ao seu estabelecimento.

Por isso, mostrar como é o espaço físico de seu empreendimento pode despertar o interesse de ir até o local pela primeira vez, ou até mesmo revisitá-lo.

Poste constantemente fotos do ambiente no status do WhatsApp e consiga mais clientes visitando o local físico, caso essa seja a sua meta.

7- Crie uma mensagem para quando não estiver disponível

Como dito anteriormente, o WhatsApp Business para negócios locais permite programar mensagens até quando estiver fora do horário de atendimento de um estabelecimento.

Dessa forma o cliente ficará informado sobre os horários em que sua empresa pode o atender e além disso, não ficou sem receber uma resposta – o que demonstra certa consideração por parte de sua empresa.

8- Analise as estatísticas

O Whatsapp Business para negócios locais também permite que você acompanhe estatísticas através de relatórios gerados pelo aplicativo. Nas configurações, existem dados sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues e visualizadas.

Fazer uma análise desses dados é muito importante para saber se as estratégias de marketing para sua empresa estão sendo eficientes.

Utilize esses dados para ter novos insights de como atrair clientes, além de sempre observar outros fatores como a qualidade do atendimento.

9- Faça uma descrição detalhada

O perfil no WhatsApp Business muitas vezes pode ser o único contato que o cliente terá com seu negócio local.

Por isso, é primordial ter uma descrição com todas as informações mais relevantes que você deseja passar, como nome, endereço, horário de atendimento, outros telefones para contato, redes sociais, etc.

Em segundo lugar, capriche na foto do perfil, colocando a logo da marca, a fachada do estabelecimento ou algo que identifique sua empresa.

Um perfil completo demonstra profissionalismo e passa mais credibilidade ao seu negócio local, pois o cliente terá todas as informações que precisa de maneira acessível.

WhatsApp Business para negócios locais
Comunique-se pelo WhatsApp Business. Seu negócio local agradece!

Seguindo todas essas dicas para otimizar o seu WhatsApp Business para negócios locais, certamente seu empreendimento receberá muito mais mensagens do que recebe no WhatsApp tradicional.

Uma empresa que preza pela experiência do cliente sempre busca por novos métodos de facilitar o contato, a compra e a entrega de um produto ou serviço. Desse modo, se você deseja que seu empreendimento cresça cada vez mais, o WhatsApp Business sem dúvidas é a melhor ferramenta para isso.


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