ANUNCIANDO PARA OBTER MENSAGENS DE NOVOS CLIENTES

Para manter um empreendimento nos dias de hoje, é impossível que uma empresa não esteja conectada nas redes sociais. Contudo, apenas criar um perfil no Instagram ou Facebook não basta! É preciso compreender e aproveitar todas as ferramentas que a internet oferece para prospectar clientes. Uma forma de utilizar o meio digital a fim de que sua  empresa melhores os resultados é anunciando para obter mensagens de novos clientes.

Com o tráfego pago, você tem a possibilidade de criar campanhas com foco em objetivos específicos, sendo assim, um deles pode ser obter mensagens de novos clientes.

Já é viável hoje em dia criar anúncios no Facebook com um botão de redirecionamento para conversas no Messenger, Instagram, e, sobretudo, no WhatsApp Business.

Por que investir no WhatsApp?

Atualmente, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Então, se uma empresa deseja criar estratégias de relacionamento e vendas, certamente o caminho ideal é anunciando para obter mensagens de novos clientes pelo aplicativo.

O WhatsApp Business oferece a possibilidade de várias ferramentas como:

  • Enviar notificações personalizadas
  • Alertas de confirmação de envio ou lembretes de hora marcada
  • Mensagens automáticas
  • Cardápios
  • Catálogos de produtos

Sendo assim, adicionar o botão de contato para WhatsApp nos anúncios do Facebook é a forma perfeita de sua empresa criar uma ponte entre seus possíveis clientes para fazê-los conhecerem seus produtos ou serviços, além de facilitar o contato a longo prazo.

Anunciando para obter mensagens de novos clientes pelo WhatsApp

A estratégia de criar anúncios para direcionar pessoas para o WhatsApp funciona dessa forma:

Você cria um anúncio para Facebook ou Instagram (ou ambos), e nele inclui um botão com uma CTA, por exemplo, “Entre em contato” ou  “Envie uma mensagem agora”.

Ao clicar no botão, o cliente – ou possível cliente – será redirecionado para uma conversa com seu perfil comercial no WhatsApp. Em seguida, começará o contato com a empresa.

Para analisar as métricas e a performance da campanha, os dados ficarão armazenados em seu gerenciador de anúncios.

Quer saber como criar um anúncio que direcione o cliente ao WhatsApp? Confira o tutorial a seguir:

Anunciando para obter mensagens de novos clientes: o tutorial

Antes de tudo, o mais recomendável é ter um conhecimento prévio em gestão de tráfego ou até mesmo contratar um gestor de tráfego para criar os anúncios de sua página. Isso não só diminui o risco de cometer erros, como também evita que você consequentemente, venha a perder dinheiro por não direcionar corretamente a sua campanha.

Caso você já tenha estudado sobre gestão de tráfego, acompanhe o passo a passo:

Vincule seu número do WhatsApp Business à página do Facebook

O primeiro passo é simples: confira se o seu WhatsApp Business está conectado ao Facebook. Caso não esteja, siga as instruções da Central de Ajuda para conectar.

Criando a campanha

Você tem duas opções: turbinar uma publicação recente ou criar uma campanha do zero:

Turbinar a publicação

O passo a passo para turbinar uma publicação (esta opção pode ser feita somente pelo Facebook, diferente do botão ‘promover’ do Instagram), anunciando para obter mensagens de novos clientes é bem simples.

  1. Primeiro entre aqui e confira as informações principais.
  2. Confira se sua meta está definida como Receber mais mensagens e que o destino das mensagens selecionado é o WhatsApp.
  3. Se você ainda não conectou sua conta do WhatsApp à sua Página do Facebook, deverá inserir seu número do WhatsApp Business. Dessa forma, siga algumas etapas simples para confirmar sua conta.
  4. Defina o público, a duração da campanha e o orçamento.
  5. Toque em Turbinar publicação agora.

Criar campanha do zero

Para criar do zero, abra o Gerenciador de Anúncios > + Criar.

Visual do Gerenciador de Anúncios, para criar sua campanha de tráfego pago par obter novos clientes no WhatsApp.
Visual do Gerenciador de Anúncios
Objetivo da campanha

Anunciando para obter mensagens de novos clientes no WhatsApp, você pode escolher entre dois objetivos: o Tráfego, que envia pessoas ao aplicativo; e Mensagens, para fazer com que mais pessoas entrem em contato para sanarem dúvidas, suporte ou finalizarem compras.

Definindo seu objetivo para anunciar para obter mensagens no Whatsapp
Defina qual se adequa melhor à sua estratégia e selecione.

A diferença entre estas opções é a forma como as métricas serão feitas e o destino. Ao selecionar Tráfego, você poderá optar por um link, que pode ser o link escolhido para abrir o WhatsApp (pode ser o whats convencional). Já na opção por Mensagem, ao selecionar o WhatsApp, este deverá estar conectado à sua página.

Personalização

Aqui é onde você definirá o perfil do público que deseja alcançar. Podem ser definidos não só características mais gerais como gênero, faixa etária, localização; bem como perfis mais específicos, baseados em comportamentos e interesses.

Para saber mais sobre Públicos Personalizados, acesse nosso conteúdo completo AQUI.

É possível também excluir as características de um público com a finalidade de não atingi-lo. Em seguida, defina a duração e o orçamento da campanha.

Criação do Post

Se foram definidas todas as configurações do anúncio, então está na hora de finalmente focar no post propriamente dito. 

Formato de anúncios.

Escolha primeiro o formato do anúncio, ou seja, se ele será um carrossel, uma imagem única ou um vídeo. Defina as imagens, podendo alterá-las ou cortá-las de acordo com o posicionamento – feeds e stories têm dimensões recomendadas diferentes.

Por último, configure os textos e informações complementares, e clique em confirmar. Pronto, seu anúncio será publicado!

anunciando para obter mensagens de novos clientes.
Imagem utilizada pelo Facebook em suas peças publicitárias.

Usar o tráfego pago anunciando para obter mensagens de novos clientes é uma estratégia que pode ser extremamente efetiva, desde que bem executada.

Embora seja, de certa forma, simples criar anúncios para as redes sociais, é primordial se atentar a alguns detalhes.

Por isso, acima de tudo, sempre monitore as métricas de suas campanhas, faça testes e estude o seu público. Além disso, saiba qual o tipo de conteúdo que funciona ou deixou de funcionar para os clientes e/ou leads. Assim, seus anúncios terão sempre o melhor desempenho possível.


Gostou do nosso conteúdo? Se você acha que isso tudo faz sentido para o seu negócio e quer saber um pouco mais sobre como colocar em prática, estamos aqui! Adoramos feedbacks e também gostaríamos de colaborar ainda mais com você. Escreva para o Fernando Potrick, nosso head de conteúdo: potrick@gama.etc.br.

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com