Material Rico: Saiba como escolher o melhor

Conheça o poder do material rico para sua estratégia de marketing digital e saiba quais os melhores para cada etapa do funil de vendas.

E-books - material rico

Já não resta dúvida alguma de que produzir conteúdo de qualidade é imprescindível para o crescimento das marcas. Contudo, se não oferecermos material rico em todas as etapas, seu funil de vendas não dará bons resultados.

Agora eu te faço uma pergunta: o que adianta fazer um bom trabalho no topo do funil e gerar poucos conteúdos no meio?

Se você ainda não parou para pensar sobre isso, posso te dizer quais são as consequências. Primeiro, seus leads não vão avançar na jornada de compra e depois, deixarão de ser uma oportunidade de fechar negócio.

Jornada de compra
Jornada de Compra

A seguir, veja o que é material rico e quais as melhores opções para usar em cada fase do funil.

O que é material rico e por que produzir conteúdo diferente para cada etapa do funil de vendas?

Muito se fala em material rico e é natural que os empreendedores aumentem seu interesse pelo assunto, afinal, esse é um dos requisitos para qualificar leads e aumentar as vendas.

Em resumo, os materiais ricos também são conteúdos digitais, com a diferença de serem mais trabalhados e abordarem os temas de forma mais aprofundada. Por terem conteúdos mais valiosos, chamam a atenção do público, nos permitem educá-los e convertê-los em leads.

Sendo assim, é por meio de um material rico que conseguimos o endereço de e-mail do leitor e podemos trabalhar com campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Por certo, você já sabe o quanto as listas de contato segmentadas são valiosas e é esse tipo de material que nos ajuda a consegui-las.

Na maioria das vezes, os materiais ricos estão expostos em uma landing page, na qual, o usuário precisa informar seu e-mail para ter acesso. Na verdade, trata-se de uma troca consensual. Significa que você dá ao leitor a informação de que ele precisa e o mesmo aceita ser um lead. 

Quem chega nessa etapa e aceita tal acordo, demonstra ter interesse pelo seu nicho e tem maior probabilidade de se tornar um cliente no futuro. 

Não se trata apenas de criar um e-book e deixar disponível para download, a entrega desses materiais deve fazer parte de uma estratégica, minuciosamente desenvolvida para cada caso.

Sendo assim, devemos considerar, dentre outras, o tipo de negócio, as características do público-alvo e a etapa do funil de vendas.

Por exemplo, um visitante do topo do funil ainda não está preparado para comprar, então, não deve receber conteúdo rico referente a produto. Este ainda precisa ter consciência do seu problema e entender que precisa encontrar uma solução. 

Materiais ricos – exemplos para cada etapa do funil de vendas

Antes de começar sua estratégia com material rico é importante conhecer os tipos e saber quando utilizá-los.

funil de vendas
Funil de Vendas

Já vamos falar sobre isso, mas antes é preciso relembrar as etapas do funil de vendas.

  • Topo: essa é a fase de aprendizado e é a mais ampla, ou seja, onde devemos criar mais conteúdos. O objetivo é nutrir os clientes em potencial.

Em síntese, devemos fazer com que os mesmos entendam mais sobre seu problema e quais são os passos para solucioná-lo. 

  • Meio: a palavra de ordem aqui é “reconhecimento”. Nesse momento, o lead já reconheceu suas dores e passou a considerar as soluções.

Dessa forma, o conteúdo deve ter um caráter de urgência e dizer ao leitor que ele está perdendo tempo em não solucionar o que lhe aflige. 

  • Fundo: o fundo do funil de vendas é a etapa de vendas, logo, o lead deve estar qualificado e pronto para resolver seu problema, ou seja, comprar a solução que oferecemos. 

É chegada a hora de convencer o cliente em potencial que você entende perfeitamente sua dor e pode lhe oferecer algo que vai resolver sua vida. 

Agora que você está com a memória fresca em relação ao topo do funil de vendas, meio e fundo, vamos falar sobre o melhor material rico para cada etapa. 

Material rico para TOPO de funil

Aqui as pessoas ainda estão procurando informações gerais, portanto, fazem pesquisas no Google. Assim sendo, podemos oferecer e-Books, infográficos e quizz. Apesar de os livros digitais serem indicados para todas as fases, aqui ele deve se aprofundar em passo a passo de como buscar soluções para um problema. 

MEIO

O meio do funil de vendas é o momento em que o lead começa a pesquisar por meios para se livrar da sua dor, então, a pergunta é: o que o mercado disponibiliza para mim?

Dentre os materiais ricos que podemos usar estão: 

  • Checklist;
  • Planilhas;
  • White Paper;
  • Ferramentas;

FUNDO

Por fim, o lead está escolhendo qual produto adquirir para resolver seu problema. Temos que trabalhar com conteúdos que validem o que estamos vendendo, ou seja:


Agora que você conhece as opções de material rico, basta definir sua estratégia e criar um plano de ação.

Aqui na Gama, somos especialistas em Inbound Marketing e estamos prontos para desenvolver essa estratégia em conjunto com você. Entre em contato com a nossa equipe!

na verdade, tudo é marketing

e você precisa saber, de forma leve e objetiva, como se comunicar bem para vender mais e melhor. Sabe como você pode fazer isso? Assinando a nossa newsletter .

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com