No marketing de conteúdo existem diversos tipos de textos para postagens de acordo com a estratégia de sua empresa. Apostar nessa variedade de estruturas de texto é essencial para que sua marca alcance o público desejado. Mais que isso, ajuda a validar as opções que geram resultados mais expressivos.
Será que você está explorando todos os tipos de textos para postagens corretamente? Acompanhe a explicação de cada um deles e saiba em qual contexto utilizá-los:
Tipos de textos para postagens n°1: Injuntivo
O texto injuntivo é basicamente um guia com instruções para ensinar o leitor a realizar algo. Pode ser tanto um tutorial, quanto uma receita culinária. Basta que as informações instruam o leitor.
Esse tipo de texto possui 2 tipos: instrucional e prescritivo. O instrucional tem como propósito apenas ensinar a executar a ação de maneira objetiva (receitas culinárias), enquanto o prescritivo caracteriza-se por informações inquestionáveis, que devem ser seguidas à risca (códigos de lei).
Para criar conteúdos seguindo o estilo injuntivo, um bom jeito é criar listas de passo a passo em formato de artigos para blog, carrosséis no Instagram e roteiros de vídeos no Youtube, por exemplo. Lembrando que o ideal é sempre passar as informações de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes desnecessários ou floreios no seu texto.
2. Descritivo
Como diz o nome, o texto descritivo serve para descrever características. Ou seja, para quem tem uma empresa, esse é o tipo de texto ideal para apresentar as características de um produto ou serviço.
Nos textos descritivos você pode fazer comparações com outros produtos, mostrar vantagens, funcionalidades e diferenciais de maneira que o leitor possa compreender totalmente o motivo pelo qual precisa optar por sua empresa.
É possível dividir um artigo descritivo em objetivo e subjetivo. O texto descritivo objetivo é escrito de maneira mais prática e direta, enquanto o subjetivo é mais sentimental e com viés literário – a fim de atingir as emoções do leitor.
3. Científico
Pode parecer incomum num primeiro momento, mas o texto científico também se encaixa nos tipos de textos para postagens.
O texto científico traz consigo informações muito valiosas como estatísticas, dados de pesquisa e relatórios que você pode usar para comprovar a eficiência de seu produto ou serviço, como também mostrar a necessidade do público pelo que sua empresa oferece.
Certamente a maioria dos públicos não se interessaria por um artigo inteiramente científico, mas a solução é incluir alguns dos dados em outros tipos de texto, Dessa forma, o texto passa a ter credibilidade e ajuda na autoridade da empresa.
4. Publicitário
O famoso tipo de texto publicitário é voltado completamente à venda de um produto. Contudo, isso não significa que você deve oferecer o produto de forma direta, mas sim persuadir e convencer o possível cliente do porquê precisa do produto.
Para isso, é muito comum utilizar gatilhos mentais e outras técnicas de copywriting a fim de chamar a atenção do público. Mesmo que a pessoa não compre no momento, o objetivo da peça publicitária é fazer com que a marca faça parte do inconsciente dela e ela lembre depois.
5. Dissertativo
Um dos tipos de textos para postagens mais comuns é o dissertativo, que serve, em resumo, para expressar uma opinião sobre um assunto.
Portanto, a persuasão é o ponto principal desse tipo de texto e desenvolver recursos argumentativos para convencer o leitor é essencial. Alguns exemplos de textos dissertativos são as resenhas e os editoriais de jornal.
As duas variações de um texto dissertativo são:
- Expositivo: tem como objetivo apenas apresentar uma ideia ou conceito mas sem necessariamente expressar a opinião de quem escreveu o texto.
- Argumentativo: já o objetivo do texto argumentativo é mostrar a opinião do escritor por meio de um formato com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Uma forma de usar o texto dissertativo em sua estratégia de marketing de conteúdo é postando resenhas sobre seus produtos/serviços.
Tipos de textos para postagens n°6: Narrativo
O último dos tipos de textos para postagens é o narrativo, que consiste em um conteúdo que conta uma história com personagens, locais, datas, pontos de virada, e outros elementos.
No marketing, é o famoso storytelling, que serve para conectar o consumidor à marca através de uma história com a qual ele se identifica.
Você pode aproveitar o texto narrativo para criar histórias com a persona de sua marca, expor suas dores e como sua empresa pode ajudar. Tudo isso de forma indireta e simbólica, ao contrário do texto expositivo, por exemplo.
Pode ser que nem todos os tipos de textos para postagens acima se encaixam com o seu tipo de negócio. Em alguns segmentos, os textos expositivos e científicos com linguagens técnicas são mais eficientes para atrair determinado público; já em outros, o uso de storytelling é essencial para criar uma relação entre consumidor e marca.
Por isso, é importante sempre realizar uma pesquisa aprofundada sobre o público de sua empresa e também saber qual o contexto mais apropriado para cada estilo de texto. Desse modo será muito mais simples atrair o cliente e fidelizá-lo ao seu negócio.
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