O Instagram se tornou indispensável para qualquer empreendimento nos dias de hoje. Seja como canal de comunicação, ou um meio de posicionar a marca dentro de um segmento, é fato que toda empresa precisa estar na plataforma. Mas então surge a dúvida: quais ações de marketing digital no Instagram são realmente eficientes?
Se você deseja maximizar seus resultados, ter mais proximidade com o público e, consequentemente, conseguir mais clientes, confira o artigo a seguir:
Que tipo de empresa deve investir em ações de marketing digital no Instagram?
Independente do segmento, tamanho, público-alvo e audiência, o marketing digital no Instagram é importante para qualquer empresa.
De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram conta com 110 milhões de usuários no Brasil, ou seja: com certeza seu público-alvo está presente na rede social.
Portanto, hoje em dia a plataforma se tornou uma das principais formas de prospecção de clientes que existem para todos os tipos de negócio.
6 ações de marketing digital no Instagram
Agora confira quais as 6 ações de marketing no Instagram essenciais para que seu negócio tenha uma presença marcante no digital:
1. Defina um objetivo para as ações de marketing digital no Instagram
Antes de começar a colocar as estratégias em prática, você precisa em primeiro lugar saber o motivo pelo qual deseja implementar essas ações.
Deseja ter mais seguidores? Mais clientes? Mais engajamento? Quando você sabe porquê deseja investir no marketing digital para Instagram, fica mais fácil saber quais as estratégias adequadas para sua marca conseguir alcançar a meta.
Afinal, a estratégia que você usa para conseguir mais engajamento não é mesma para vender um produto, ou seja, você precisa saber onde direcionar seu esforço para evitar gastos desnecessários.
2. Capriche nas hashtags
Pode não parecer, mas as hashtags são essenciais para o alcance de uma publicação e por isso você não pode deixar de usá-las nas ações de marketing digital para Instagram.
Você já deve ter percebido que o feed do Instagram geralmente não mostra as publicações por ordem cronológica. Isso acontece porque o algoritmo, a partir de diversos fatores, escolhe mostrar as publicações de acordo com os seus interesses. Um desses fatores são as hashtags.
Ou seja, usando hashtags que tenham a ver com o segmento de sua empresa, é mais provável que as publicações aparecerão para seu público-alvo,visto que eles possuem interesse no que sua marca oferece.
Faça uma pesquisa de quais hashtags são mais usadas, preste atenção para não cometer erros de digitação nelas, evite usar sempre as mesmas e coloque uma média de 10 hashtags por post. Assim, o alcance dos seus conteúdos certamente terá um aumento.
3. Preste atenção na qualidade das imagens
O Instagram é focado 100% nos elementos visuais, portanto, caprichar tanto nas fotos, quanto nos vídeos, é primordial para crescer na rede social.
Por isso, poste imagens nítidas, com atenção aos detalhes, vídeos criativos e chamativos. Isso destaca seu perfil dos concorrentes e atrai novos seguidores.
Hoje em dia você não precisa de uma câmera profissional ou um alto orçamento para produzir imagens esteticamente agradáveis, basta ter um smartphone para colocar as mãos à obra.
4. Procure sempre inovar
As pessoas passam diariamente por centenas de publicações no Instagram, muitas delas com formatos e ideias repetitivas que não se destacam. Por isso, se você deseja engajar o público de sua página, procure sempre usar a criatividade para criar conteúdos que sejam de fato interessantes ao público.
Crie enquetes nos stories, participe das trends virais do reels, faça vídeos com informações relevantes no antigo IGTV e sempre faça posts com frequência.
Não adianta ter milhares de seguidores se o que você posta não chama a atenção deles. Então tenha sempre novas ideias para fortalecer seu engajamento.
5. Interaja com o público
O ponto principal de investir em ações de marketing digital no Instagram é justamente conseguir público, então se você deseja fidelizar os seguidores de sua marca, é essencial interagir com eles.
Ao curtir, responder comentários, interagir nos stories, os seguidores saberão que por trás da empresa existem pessoas cordiais e dispostas a dar a atenção necessária caso se tornem clientes, dessa forma, além de melhorar seu engajamento você criará uma boa reputação para a marca.
6. Aposte na diversidade de formatos
O Instagram possui uma variedade de formatos de conteúdo para sua marca explorar. Isso é ótimo, pois criando conteúdos diferentes você inova e pode fazer testes de quais formatos mais agradam os seguidores.
Um feed diversificado que possui fotos, reels, IGTVs e até mesmo stories alcança mais pessoas, porque dessa maneira o Instagram distribui seu conteúdo em um maior número de formatos. Além disso, você pode mostrar que sua empresa mantém a qualidade nos mais variados tipos de conteúdo, o que fortalece sua imagem.
Para começar, aprenda como fazer um Reels com este artigo aqui.
As ações de marketing digital no Instagram melhoram seus resultados?
Como diz o famoso ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Isso significa que se sua empresa não tiver um bom posicionamento nas redes sociais, os clientes lembrarão apenas dos concorrentes que possuem uma estratégia melhor.
Portanto, investir em ações de marketing no Instagram é o segredo para consolidar sua marca no digital, tornar seu público mais próximo e conseguir melhores resultados!
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