A análise de concorrentes é um dos mecanismos fundamentais para parametrizar o crescimento da sua empresa, utilizando técnicas de Benchmarking. Mas como fazer isso da melhor forma? É o que veremos neste post.
Todo empresário busca o crescimento da sua empresa. Se esse não é o seu caso, nem precisa continuar lendo esse texto. Isso mesmo, entenda que vislumbrar seu estabelecimento crescendo é fundamental para abrir seu negócio e prosperar.
Naturalmente, quando iniciamos uma empreitada é comum mirarmos exemplos, espelhos ou mesmos inspirações para se definir os primeiros objetivos. Quando iniciamos uma carreira, temos aquele profissional que admiramos e tomamos como guia para o sucesso. Por isso mesmo, no mundo dos negócios não é diferente.
Nesse caso, empresas de sucesso são, sim, referências para muitas outras. Ao longo da caminhada de uma empresa ou de um empreendedor, é fundamental estabelecer parâmetros para trilhar seu próprio crescimento.
Não se trata de cópia. Não. Acontece que é através do benchmarking que o empreendedor pode analisar o mercado e tomar as melhores decisões na condução dos seus negócios. Então, vamos começar pelo conceito inicial.
O que é Benchmarking?
Em uma tradução livre, benchmarking pode significar ‘ponto de referência’. Trata-se de um processo minucioso de pesquisa, naturalmente entre empresas do mesmo setor. Dentro deste processo, analisa-se a concorrência para aferir o desempenho de produtos, processos, serviços, vendas, entre outros indicadores. Em alguns casos, nem precisa ser do mesmo segmento de atuação, basta que que o parâmetro seja interessante para metrificar a abordagem da empresa analisada.
Alguns pontos interessantes nestes parâmetros são análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas. Por isso, para se compreender o mercado, é fundamental que se analise os dados coletados com embasamento. Mais que isso, saber em quais pontos estas informações podem – e devem – auxiliar no processo de crescimento da sua empresa.
Conheça os tipos de Benchmarking
- Benchmarking de cooperação: quando duas empresas estabelecem uma parceria, compartilhando informações de seus processos. Ou seja, trocar experiências. Também pode ocorrer entre uma empresa “mãe”, que abre suas portas para demonstrar alguns processos a outra. Um grande benefício é quando empresas trocam informações sobre diferentes setores que funcionam bem;
- Benchmarking competitivo: foco total na análise das práticas da concorrência, visando a superar outros empreendedores. É a análise de concorrência mais difícil de ser realizada, tendo em vista que estas informações não são tão facilmente acessadas;
- Benchmarking genérico: Já o benchmarking genérico é aplicável quando há processos semelhantes, ainda que não disputem mercado. Em alguns casos, inclusive, nem criam o mesmo produto. No entanto, a comparação é válida para encontrar pontos de melhoria;
- Benchmarking funcional: nesse caso, o que é comparado é o processo de trabalho entre as organizações, ainda que a comparação esteja sendo feita com organizações de segmentos diferentes;
- Benchmarking interno: busca pelas melhores práticas adotadas dentro da própria empresa, seja qual for seu porte. Pode-se comparar filiais, ou mesmo diferentes departamentos que desenvolvem metodologias processuais;
Prós e contras
Mesmo com tantos pontos favoráveis que já listamos por aqui, não tem só coisa boa no benchmarking. Confere essa tabelinha:
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Qualificação do autoconhecimento, aprimoramento de processos e práticas empresariais | Processos que funcionam em outras empresas, mas não se adaptam ao seu negócio |
Potencializa os Objetivos SMART, já que se tem informações de empresas que os alcançaram | Alcance limitado para aplicação de benchmarking interno |
Conhecimento de mercado, analisando os grandes players do segmento | Adotar processos de empresas concorrentes e perder – ou não encontrar – sua própria identidade |
Busca constante por redução de custos, produtividade e maior margem de lucro | Gastos excessivos – de tempo e recursos – em concorrentes |
Cases de sucesso
Ao longo dos anos, diversas técnicas de Benchmarking foram desenvolvidas. Inclusive atualmente, nas redes sociais, o Benchmarkig Digital cresce cada dia mais. Para você se inspirar, vamos trazer alguns exemplos de como empresas cresceram ao analisar seus concorrentes.
Xerox
Caso emblemático, o Benchmarking da fabricante norte-americana é pioneiro. E muito – muito mesmo – agressivo. Sinônimo de fotocópia, no final dos anos 70 a empresa colocava seus engenheiros para desmontar produtos de empresas concorrentes, principalmente as japonesas Nashua e Canon. A ideia era compreender como elas conseguiam vender suas máquinas a preços bem mais baixos do que os seus.
Coca-Cola
Agora você deve estar pensando: mas uma empresa como a Coca precisa disso para combater a Pepsi? A resposta é NÃO! A Coca-Cola não aplicou essa técnica para analisar seus concorrentes diretos dentro do mercado. Lembra quando citamos que às vezes o benchmarking é feito de forma indireta? Este é o caso!
A gigante mundial, de fato, não tem concorrentes no ramo dos refrigerantes. Pois na verdade a concorrência está em produtos que solucionam os mesmos problemas que os refris: refrescância e energia. Assim, foi necessário analisar fabricantes de café e picolés/sorvetes. Portanto, olhos também nos periféricos!
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