The Last Dance: as 4 lições de jordan sobre marketing

Analisamos 4 lições relacionadas a Marketing a partir do documentário do momento da Netflix, “The Last Dance”, de Michael Jordan. Vamos aprender um pouco mais com A LENDA?!

O documentário Arremesso Final (nome original “The Last Dance”, ou “A Última Dança” em tradução livre) conta parte da história da carreira de Michael Jordan no time do Chicago Bulls dos anos 90, com detalhes riquíssimos dos bastidores desta jornada que envolve o nascimento de uma lenda global e todos os impactos positivos e negativos que isto criou no mercado e na sua vida.

(ATENÇÃO: este texto contém spoiler!)

Uma lenda esportiva e comercial

Não é nenhuma novidade falarmos sobre o sucesso de Michael Jordan como atleta e também como garoto propaganda. MJ é considerado por muitos como um dos maiores esportistas de todos os tempos, não se limitando ao basquete. E seu impacto comercial acompanhou todo o seu sucesso esportivo. Se, por um lado, colecionou conquistas esportivas, por outro lado manteve essa coleção com contratos publicitários envolvendo marcas globais líderes de mercado. Mais que isso: uma linha exclusiva de tênis (inicialmente) e vestuário na Nike e estrelato em filme de Hollywood.

4 lições de Jordan sobre marketing: Michael Jordan #23
Foto: observador.pt

Para que isso fique claro, a receita da marca de Jordan pela Nike atingiu US$ 3,14 bilhões em 2019. Isso que Jordan se aposentou em 2003! Vale lembrar que quando Jordan firmou parceria com a Nike a grande empresa de tênis da liga era a Converse. No entanto, após tamanho sucesso a marca do swoosh está nos pés de 62% dos atletas atualmente.

Michael Jordan e as 4 lições de marketing

Bom, estas informações rápidas sobre a relação esportiva e comercial de Michael Jordan já são conhecidas por todos que acompanham esses cenários. Mas o nosso foco hoje é trazer algo um pouco mais profundo. Analisando o seu comportamento humano em detrimento ao cestinha ou garoto propaganda, e vendo como isto impacta diretamente nas duas frentes.

Após assistirmos todos os episódios e anotarmos muita coisa, identificamos 4 principais aspectos que alavancaram as suas ações. Sendo assim, você poderá se inspirar nelas para aplicar na sua rotina de marketing e melhorar seus resultados. Confira as 4 lições relacionadas a Marketing que aprendemos com a lenda Michael Jordan.

1- Foco no objetivo principal

A primeira das lições sobre marketing é o ponto de partida de todo o sucesso de Michael Jordan: seu foco. Ele nasceu em uma família de trabalhadores respeitados na Carolina do Norte, estado que sofria com o racismo, como boa parte dos EUA. A competitividade e a prática esportiva sempre estiveram presentes na sua rotina e na dos seus irmãos, incentivados pelos seus pais. O intuito era complementar os estudos com atividades que mostrassem a importância da coletividade e vida em sociedade.

Um propulsor no seu desenvolvimento foi o papel que seu pai, James Jordan, exercia: incentivador fanático de disputas e desenvolvimento a todo custo. Michael começou cedo competindo pela atenção de James com seu irmão. E até certo ponto ninguém acreditava no seu sucesso no basquete devido a sua altura na época, além da tentativa de jogar beisebol.

“Minha personalidade inata é ganhar a todo custo”

Michael Jordan, episódio 9.

Primeiro objetivo alcançado: NBA

A partir do momento que MJ se destaca na Universidade da Carolina do Norte e é foco da mídia no draft da NBA, o mercado se volta para ele. E o seu desenvolvimento esportivo sempre esteve respaldado pelo seu foco em ser o melhor e vencer, treinando mais que todos. Ele identificava suas falhas e trabalhava muito duro para corrigi-las, não importando hora, local e companhia. Do início ao fim da sua carreira, ele sempre soube que era capaz e seguiu à risca cada passo do seu sucesso.

No marketing isso é fundamental para que se alcance o sucesso, a definição clara de objetivos. O norte de cada ação deve estar claro, pois em inúmeras oportunidades vamos nos questionar se realmente determinada ação faz sentido. E aí precisamos relembrar o que realmente buscamos. Para isso, utilizamos a técnica do Objetivo SMART, ou seja, o seu objetivo deve ser específico, mensurável, atingível realista e temporal.

2- Manutenção de estratégia

O grande desafio de qualquer marca é se manter nos trilhos após definido um objetivo. Isto post, seja pelas inúmeras oportunidades que o mercado nos apresenta ou pelo envolvimento emocional que colocamos nos resultados positivos e negativos que alcançamos. E é aí que encontramos um ponto crucial na figura profissional de Michael Jordan, chegando à segunda das 4 lições sobre marketing. Todas as ações são programadas a partir do seu objetivo. Além disso, as oportunidades e/ou percalços que lhe são apresentados se transformam em novos capítulos de uma mesma história.

LaBradford Smith e a fake news inspiradora

Estes pontos ficam explícitos ao longo dos jogos que envolvem decisão. Mike guarda cada detalhe ocorrido nas quadras para explorar no momento oportuno. Em 1993 ocorreu um fato incomum: MJ foi superado individualmente por um atleta nada impactante, LaBradford Smith. O Washington Bullets (nome da franquia na época) perdeu para o Bulls, mas ele foi melhor que Jordan, tendo a sua noite de glória. Ao final da partida, o camisa 23 falou que o oponente teria dito: ‘Nice game, Mike’. E concluiu prometendo que marcaria no próximo jogo o total de pontos de LaBradford (37) no primeiro tempo da partida.

Foi quase! Ele marcou “apenas” 36 pontos no primeiro tempo, acabou o jogo com 45 e sendo o melhor em quadra. O mais curioso de tudo isso é que Michael Jordan admitiu tratar-se de uma mentira a história da provocação. No entanto, ela foi necessária para criar um ambiente perfeito para ele se motivar e realmente acabar com o outro jogo!

4 lições de Jordan sobre marketing: Michael Jordan x LaBradford Smith
Será que LaBradford Smith se arrependeu do que não disse?!
Foto: Getty Images

Convivemos com estas tentações de desvios de rota quando atuamos com redes sociais e Google. Primeiramente devido aos milhares de caminhos que podemos seguir a partir de novas funcionalidades, inspirações de concorrentes, clientes ou parceiros. Além disso, até mesmo por querer resultados de curto prazo. Mas criar e manter um Planejamento de Marketing é fundamental para que você tenha sucesso nas suas ações.

3- Errar é parte fundamental

Mais uma das lições sobre marketing, que pode ser trazida do aspecto pessoal: a vida de Michael Jordan deve ser um sonho, né?! Então, nem tanto assim… O documentário The Last Dance mostra dois momentos principais de sua trajetória nos Bulls, cada um deles envolvendo um dos dois tricampeonatos da liga.

Be Like Mike

No começo, ele surge como superatleta e aposta de todos os seguidores do esporte, e aos poucos vai ganhando espaço e notoriedade. Sua personalidade amistosa, simpática e os resultados incríveis no esporte criam um ambiente muito positivo sobre a sua imagem. Os contratos publicitários crescem como o seu sucesso, e o apelo positivo ganha o ápice quando a Gatorade cria o comercial Be Like Mike, que o idealiza como o estereótipo do ser humano perfeito da época.

Be Like Mike“, o icônico comercial da Gatorade

Porém, com o passar do tempo as coisas começam a mudar. Após ganhos espetaculares e a necessidade de criar fatos novos para os consumidores, jornalistas buscam o lado B do superastro. Seu apreço por apostas e a figura de um líder duro são fatos repetidos por parte da imprensa, que até aquele momento o idolatrava. Um livro retrata depoimentos de ex-colegas e pessoas que conviveram com ele, contando estes detalhes. Mais que isso, enfatiza que ele não apoiava publicamente um candidato negro do seu estado, criando uma certa desconfiança por parte do público.

“‘Ele era um tirano’ você pode pensar assim, mas eu queria ganhar e queria que eles (colegas) participassem. Eu não cobrava algo que eu não fazia”

Michael Jordan, episódio 7.

Beisebol como alternativa de escape

O momento mais crítico da sua jornada é a morte do seu pai, encontrado em um rio após três semanas desaparecido, vítima de um latrocínio que ainda deixa dúvidas. Naquele momento ele já se sentia sufocado pela imprensa e por todos os questionamentos infundados sobre seu caráter e então decidiu se aposentar.

Na sequência, inicia uma passagem breve pelo beisebol que se encerra em pouco mais de um ano, e retorna ao basquete e aos Bulls para conquistar outro tricampeonato. Agora fortalecido para encarar os desafios dentro e fora de quadra, sua nova postura mostra claramente um posicionamento maduro de quem se conhece, confia no seu potencial e sabe como é difícil alcançar tudo o que alcançara.

A dureza é reconhecida pelos colegas e por ele mesmo, mas o mais importante é a consciência de todos em torno do grande objetivo comum, e todos reconhecem que Mike foi fundamental para todas estas glórias.

“Minha atuação na quadra vendia tudo. Se tivesse média de 3 pontos e dois rebotes ninguém me contratava”

Michael Jordan, episódio 5.

4- Trabalho em equipe sempre

Acha que essa é uma dica fácil quando relacionamos Michael Jordan às nossas lições de marketing? Este novo momento de Mike escancara o poder da sua liderança técnica e comportamental.

A criação de novos ambientes para aumentar sua motivação, o envolvimento direto com o lendário treinador Phil Jackson e adoção de suas metodologias, grandes parcerias com estrelas como Scottie Pippen e Dennis Rodman, além de tantos outros coadjuvantes, mostram como ele entende o contexto e usa os atributos principais destes colegas a favor dos seu maior objetivo: vencer! E qualquer ponto negativo relacionado ao seu comportamento de cobrança extrema se tornava positivo após as vitórias e conquistas do time.

4 lições de Jordan sobre marketing: time dos sonhos
Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman. Foto: Jeff Haynes/AFP via Getty Images

Space Jam

Uma passagem curiosa do documentário está no momento das filmagens de Space Jam, onde ele estrela a produção da Warner ao lado do Pernalonga (Looney Tunes) e torna este o filme sobre basquete mais rentável da história. As filmagens ocorreram em Los Angeles no período em que ele buscava recondicionar seu físico para o basquete, visto que ainda sofria com resquícios de uma estrutura muscular que havia sido remodelada para o beisebol.

Com uma rotina de filmagens que se iniciava às 7h e finalizava às 19h, ele contava com uma estrutura esportiva no complexo da Warner (condicional para rodar o longa) e envolvia uma nova equipe para alcançar seu objetivo. Todos os dias reunia um grupo seleto de estrelas da NBA para “peladas”. “Pensamos em chamar os melhores da liga para ver a galera antes do começo da temporada e virou o bicho. Todos queriam ir na Warner jogar com Michael. Era a chance de ele ver todos. E a gente fazia relatórios”, relatou BJ Armstrong, ex-companheiro dos Bulls.

Outros atletas que participaram deste período contam sobre clássicos ocorridos nestes dias e ainda se impressionam com o foco de Mike, pois ele acumulava 3 horas de jogo após as filmagens seguidos de musculação. E no dia seguinte, tudo de novo.

Cenas raras dos jogos no “Jordan Dome”

Funcionaria hoje? Sim ou com certeza?

Pensemos em uma estrutura de comunicação hoje. A sua marca pode se comunicar pelas redes sociais, estar presente em eventos, ter um site ou um aplicativo, anunciar em meios tradicionais ou explorar canais digitais e influenciadores – e tantas outras formas.

Além disso, atualmente temos agências e profissionais especializados em nichos como SEO, conteúdo, publicidade, desenvolvimento de tecnologia e tantos outros. Para que os resultados sejam consistentes, você acha que é possível se desenvolver sozinho? A gente tem certeza que não!

Curiosidades

4 lições de Jordan sobre marketing: Pippen + Jordan
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